segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Atividade Física



Exercícios físicos, minha gente!!!!! É isso mesmo?????

Há uma unanimidade entre os profissionais da saúde quanto aos benefícios que os exercícios físicos nos proporcionam.
A prática de exercícios físicos previne doenças e enfermidades de diversas naturezas, assim como também são importantes nas reabilitações.
No que se refere à saúde psicológica como um todo, a melhoria se dá com o desencadeamento de uma série de engrenagens que compõem nosso sistema biológico e psicológico.
Somos um organismo único, não dividido e, de acordo com a psicossomática, o ser humano deve ser visto como um ser biopsicossocial. Há quem já inclui nessa definição também o espiritual, portanto tudo o que acontece numa área de nossa vida afeta todas as demais, não há separação.
A atividade física faz com que nosso organismo produza “endorfina”, um hormônio que é responsável pela sensação de bem estar que ajuda no alívio das dores, colabora com o relaxamento, entre outros benefícios.
Estando, a endorfina, relacionada com o sistema de recompensa do cérebro nos dá a sensação de prazer e bem estar.


Quanto mais atividade física fizermos mais prazer sentiremos. Este “prazer” é, muitas vezes, suficiente para nos tirar de uma tristeza, depressão leve, angústia, ansiedade, entre outros males.
É comum ao médico, ao psicólogo, ao educador físico, enfim, é corriqueiro aos profissionais da área da saúde, indicarem exercícios físicos como um coadjuvante ou até mesmo como protagonista de muitas reabilitações físicas e mentais.
Não há dúvidas quanto aos benefícios dos exercícios físicos, através deles melhoramos nossa autoestima e esta sensação desencadeia uma série de outras condições favoráveis, no entanto, não é tão simples assim, não é tão fácil assim, convencer alguém que está passando por um período depressivo, de tristeza, de ansiedade ou angústia, a sair da cama ou de casa para prática de exercícios físicos.
Precisamos de motivação para poder praticar exercícios físicos.
Então, o que vem antes?
O ovo ou a galinha?
Sem uma pequena motivação, seja lá que tamanho for, ninguém consegue sair se exercitando fisicamente.
Então, a experiência me diz que quando a pessoa decide ir para a academia ela já está melhor, já esta no processo de melhora. Seu estado de ânimo já foi alterado de alguma maneira, houve uma mudança, mesmo que imperceptível aos outros, mas que para aquela pessoa foi significativa.
Não adianta ficar cobrando essa ou aquela pessoa para que pratique exercício físico, isso só provocará mais desânimo já que a pessoa se sentirá culpada, piorando o quadro emocional.
A motivação para a atividade física, como para qualquer outra atividade deverá vir de “dentro” e não há nada o que se possa fazer “fora” que consiga alterar o ritmo das coisas.
amos à luta, cada qual em seu tempo.

Quinta de grande esforço, parece que teremos sol, Janeiro de 2018

(VGP - August 06, 2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário